AUGUSTO ROA BASTOS

Biografia
Augusto Roa Bastos nasceu no dia 13 de junho de 1917, em Assunção, no Paraguai. Viveu parte de sua infância na vila rural indígena de Iturbe _a qual aparece em suas obras com o nome de Itapé_, onde seu pai, de temperamento autoritário, comandava uma refinaria de açúcar.
O gosto pela literatura foi incentivado por sua mãe, que o fez ler a Bíblia e as obras de Shakespeare, além de tê-lo iniciado na arte da narração ao contar-lhe lendas paraguaias no idioma guarani.
Já no colégio, seu tio o iniciou na leitura de clássicos espanhóis. Roa publico seu primeiro livro, a coleção de contos "El trueno entre las hojas", durante o exílio em Buenos Aires provocado por um governo militar repressor. Com fortes convicções ideológicas, foi voluntário na Guerra do Chaco, correspondente na Europa durante a Segunda Guerra Mundial, e acabou obrigado a exilar-se na Argentina e depois na França, onde lecionou literatura Hispano-Americana e Língua e Cultura Guarani na Universidade de Toulouse. Em 1982, teve a sua cidadania paraguaia cassada, mas obteve um ano depois a cidadania espanhola. Com o fim da ditadura de Stroessner em 1989, retornou a Assunção, onde viveu até sua morte. Durante toda sua vida Roa trabalhou com jornalista, correspondente, roteirista de cinema, carteiro, dramaturgo e professor.
Doutor honoris causa por diversas universidade hispano-americanas, européias e norte-americanas, Roa Bastos teve a sua obra traduzida para 25 idiomas. Foi considerado um dos mestres literários do século, recebeu em 1989 o Prêmio Cervantes, o mais importante concedido a escritores de expressão hispânica.
Exílio

Nenhum comentário: