Pequim festeja a Língua e Cultura Portuguesa

Várias iniciativas animaram o mês da Cultura Portuguesa e a Festa da Língua, numa organização do IC-Centro Cultural Português em Pequim.
Actuação do Quarteto de Carlos Barreto (Barreto, Bernardo Sassetti, Mário Barreiros e Perico Sambeat), um ciclo de cinema dedicado ao realizador Manoel de Oliveira, uma conferência do crítico cinematográfico João Lopes e uma exposição do pintor Manuel Amado, foram algumas das iniciativas.
Na Festa da Língua Portuguesa, que contou com a colaboração do Leitorado do IC, participaram alunos do Departamento de Português da Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim, do Instituto de Rádio e Televisão, bem como bolseiros de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.
Do programa da festa constou a recitação de vários poemas de autoria de Almeida Garrett, Agostinho Neto, Fernando Pessoa, Luís de Camões, José Régio, ou de poetas populares portugueses, para além de um quadro de teatro, "O Tonecas e o Professor", dança, a zoconiangula de Moçambique, ou a kizomba de Angola, para além da música e a entrega do Prémio Portugal aos melhores alunos dos leitorados do IC em Cantão, Pequim e Xangai.

Nenhum comentário: